O Melhor de Portugal com Santiago de Compostela
9 dias de viagem com café da manhã buffet | 9  dia(s)

— Visitando: Lisboa, Sintra, Cascais, Óbidos, Fátima, Coimbra, Porto, Santiago de Compostela, Braga, Guimarães, Região do Douro, Serra da Estrela, Castelo Branco e Évora

 

      ROTEIRO

Dia  1 Chegada a Lisboa

Chegada no aeroporto de Lisboa, recepção por pessoal especializado da Abreu Portugal e traslado para o hotel. Hospedagem. Tempo livre para os primeiros contatos com esta linda cidade, situada na margem norte do Rio Tejo, a poucos quilômetros do Atlântico. Lisboa ocupa um lugar muito especial entre as capitais europeias. A cada passo, o visitante depara com memórias de um longo passado nacional e europeu que mantém com o presente uma forte ligação. Um estilo de vida moderno começa a caracterizar esta cidade rica em tradição. Ao contrário de tantas outras grandes cidades da Europa, Lisboa e os seus habitantes souberam preservar uma notável autenticidade. Por outro lado, a vista do Tejo, do Atlântico, das praias, da costa escarpada, da serra e da luxuosa natureza, fazem da capital portuguesa uma das mais belas cidades europeias. Sugerimos uma visita ao Castelo de São Jorge e ao Parque das Nações, local onde se efetuou a Expo’98, com o seu Oceanário (um dos maiores do mundo).

Dia  2 Lisboa

Após o café da manhã, saída para visita desta cidade (fundada há cerca de 3.200 anos por mercadores fenícios e, mais tarde, habitada por gregos, cartagineses, romanos, visigodos e mouros), incluindo a Torre de Belém (fortaleza construída no séc. XVI e que é hoje o emblema turístico da capital portuguesa), Padrão dos Descobrimentos (monumento construído em 1960 no local de onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e de Vasco da Gama nas suas grandes viagens dos descobrimentos), Mosteiro dos Jerônimos (construído no séc. XVI por ordem de D. Manuel I – visita da sua belíssima igreja de estilo manuelino), Bairro de Alfama (o mais antigo ainda com aspecto medieval), Baixa Pombalina (bairro comercial reconstruído após o grande terremoto de 1755), Praça do Comércio (uma das mais bonitas da cidade), Praça do Rossio (o coração da cidade, com a estátua de D. Pedro IV), Praça dos Restauradores (com o seu obelisco comemorativo da restauração da independência), Avenida da Liberdade e a Praça Marquês do Pombal (com o monumento construído em memória do antigo primeiro ministro de D. José I, responsável pela reconstrução da cidade após o terremoto). Regresso ao hotel. Para esta noite a sugestão é um jantar numa típica Casa de Fados, ao som da música tradicional portuguesa e com danças folclóricas do país (opcional).

Dia  3 Lisboa / Óbidos / Fátima / Coimbra / Porto

Café da manhã. Saída de Lisboa em direção a Óbidos. Visita a pé pelas estreitas ruas e pequenas praças, a fim de conhecer esta belíssima vila considerada um dos melhores exemplos de cidadela medieval na Europa. Continuação da viagem para a Batalha, obra-prima da arquitetura gótica portuguesa, erguida para celebrar a vitória dos portugueses em Aljubarrota em 1385 e onde está sepultado o Infante D. Henrique “O Navegador”. Breve parada junto ao Mosteiro. No final da manhã, chegada a Fátima, onde teremos tempo livre para o almoço e visita ao Santuário, um dos principais locais de peregrinação do mundo. Continuação para Coimbra, situada nas margens do Rio Mondego; terra natal de seis Reis e capital de Portugal até 1256, além de sede da mais antiga Universidade do país, fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis, onde visitaremos a sua famosa Biblioteca barroca, considerada uma das mais ricas do mundo. Prosseguimento para a cidade do Porto. Situado na margem direita do Rio Douro, o Porto é a segunda cidade do país e capital regional do norte. Os romanos desenvolveram os povoados de Portus e Cale, de cada um dos lados do rio, nomes que viriam a se unir, dando origem ao nome de Portucale, para indicar a região entre os rios Minho e Douro, que constituiu o núcleo inicial do futuro reino de Portugal. A cidade prosperou com o comércio marítimo, devido à sua localização junto à foz do Douro e, mais tarde, tirou vantagem das riquezas geradas pelas descobertas marítimas dos séc. XV e XVI. No séc. XVIII iniciou-se o comércio de vinhos com a Inglaterra e, desde então, o famoso Vinho do Porto nunca mais deixou de ganhar fama a nível mundial. Hospedagem no hotel.

Nota: A visita da Biblioteca de Coimbra está sujeita a reconfirmação. Poderá não ser possível visitar por motivos relacionados com cerimónias oficiais.

Dia  4 Porto

Café da manhã. Pela manhã, visita desta cidade que recentemente teve a sua parte antiga tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO; destaque para a Igreja da Lapa, a Sé do séc. XII (entrada) e visita panorâmica da cidade (Av. dos Aliados, Torre dos Clérigos, Av. da Boavista, Bairro da Foz, Ponte da Arrábida e Ponte de D. Luís) terminando numa Cave de Vinho do Porto para visita e degustação. Restante do dia livre em que poderá apreciar o tradicional comércio da “baixa portuense”; sugerimos fazer um passeio de barco no rio Douro, para ver a cidade de um ângulo diferente, e almoçar num restaurante do bairro típico da Ribeira (opcional).

Dia  5 Porto / Santiago de Compostela / Braga / Guimarães

Café da manhã. Continuação da viagem e entrada na Espanha pela Galiza: três das suas quatro províncias têm uma costa atlântica e a sua cozinha baseia-se em soberbos frutos do mar. Os Galegos, cujas origens são célticas, têm muito orgulho da sua cultura e da sua língua, o Galego, língua semelhante ao português. Chegada a Santiago de Compostela – centro religioso e de peregrinação desde a Idade Média, depois da descoberta do túmulo de Santiago Maior no séc. IX. Tempo livre para almoço e visita à famosa Catedral. Continuação da viagem em direção a Braga, capital da bela e verdejante região do Minho e o centro religioso mais antigo do país. A fundação de Braga remonta à época dos romanos, que lhe deram o nome de Bracara Augusta e lhe trouxeram prosperidade e riqueza. Panorâmica do alto do Bom Jesus, onde visitaremos o segundo santuário mais importante do país, antes de nos dirigirmos a Guimarães. Hospedagem.

Dia  6 Guimarães / Vale do Douro / Viseu

Café da manhã. Visita panorâmica da cidade, com parada junto ao palácio dos Duques de Bragança, Castelo e Capela de São Miguel, e passeio a pé pelo centro histórico, Patrimônio da Humanidade, tombado pela UNESCO. Continuação por Amarante, terra de São Gonçalo, santo que ficou associado aos casamentos e à fertilidade e em cuja honra, no primeiro fim-de-semana de Junho, se realiza uma curiosa e secular festa. Prosseguimento da viagem através das deslumbrantes paisagens da Serra do Marão em direção a Vila Real, cidade situada sobre uma garganta aberta pelos Rios Cabril e Corgo. Continuação através da espetacular paisagem do vale do Douro, onde em terreno xistoso cresce a vinha do mais famoso vinho português – Vinho do Porto, e chegada a Lamego, cidade antiga coroada pelo Santuário da Senhora dos Remédios. Breve parada. Chegada a Viseu, cidade onde nasceu Grão Vasco, um grande pintor português. Hospedagem no hotel.

Dia  7 Viseu / Serra da Estrela / Castelo Branco / Évora

Após o café da manhã, saída em direção à Serra da Estrela, a mais elevada montanha do continente português, cujo ponto mais alto chega aos 1993 metros. Os rebanhos que vivem nesta região têm contribuído para a economia local fornecendo lã para a indústria têxtil e leite para o mais famoso queijo português – o “queijo da serra”. Continuação pela Covilhã (a maior e mais ativa cidade da região). Chegada a Castelo Branco, cidade dominada pelos vestígios de um castelo dos Templários e cuja principal atração é o Jardim do Palácio Episcopal (visita). Tempo livre para almoço. De tarde, continuação da viagem por Portalegre e Estremoz para Évora, capital do Alto Alentejo, rodeada de muralhas e considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Hospedagem no hotel.

Dia  8 Évora / Lisboa

Café da manhã. Pela manhã, visita de Évora, com destaque para a Praça do Giraldo, o Templo Romano de Diana, a Igreja de São Francisco, com a famosa Capela dos Ossos (entrada) e a parte medieval da cidade. Em hora a informar, saída pela auto-estrada, com uma paisagem completamente dominada por sobreiros, azinheiras e oliveiras. Entrada em Lisboa pela ponte sobre o Rio Tejo. Hospedagem.

Dia  9 Saída de Lisboa

Os serviços do hotel terminam com o café da manhã (o quarto poderá continuar ocupado até às 10 ou 12 horas, conforme as normas de cada hotel). Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto. Feliz viagem de regresso.

 

         Serviços incluídos

8 Cafés da manhã buffet;

Circuito em ônibus de turismo;

Traslado de chegada e saída;

Estadia em quartos duplos nos hotéis mencionados;

Taxas hoteleiras e de serviço;

Serviço de bagageiros nos hotéis (1 mala por pessoa);

Acompanhamento durante todo o circuito por um guia Abreu bilingue (português e espanhol);

Visitas de Cidade (incluídas) com Guia Local: Lisboa e Porto;

Outras Cidades e Locais comentados pelo nosso Guia: Óbidos, Mosteiro da Batalha, Fátima, Coimbra, Santiago de Compostela, Braga, Guimarães, Amarante, Serra do Marão, Vila Real, Vale do Douro, Lamego, Viseu, Serra da Estrela, Covilhã, Castelo Branco, Portalegre, Estremoz e Évora;

Entradas em museus e monumentos de acordo com o itinerário: Igreja dos Jerônimos, Santuário de Fátima, Biblioteca de Coimbra, Sé do Porto, Santuário do Bom Jesus de Braga, Jardim do Palácio Episcopal, Capela dos Ossos;

Visita de uma Cave de Vinho do Porto.;

                                   Serviços excluídos

Tudo o que não estiver devidamente especificado como Serviços Incluídos